Boa noite!

Internet

Internet: evolução ou atraso em sua vida?

 

    A tecnologia virtual trouxe benefícios gigantescos e também problemas na mesma dimensão. O motivo é único: a tecnologia evoluiu mas ainda não teve competência para chegar a soluções (nem a longo prazo) para resolver um problema histórico da humanidade: os conflitos sociais, que podem ser divididos em dois; conflitos com o próximo e conflitos com o eu.

     A globalização está sendo implantada, e a Internet é a porta de entrada. A ciência chegou ao núcleo do átomo e às outras galáxias. Agora querem chegar à “partícula de Deus”. Porém, nem cientistas nem as milhares de religiões conseguem minimizar as crises existenciais, as doenças psicossociais, geradas ou fortalecidas pelo individualismo, pela competição predatória, pelas políticas sociais erradas, pela exploração da ignorância, pela insegurança própria ou coletiva. Em suma, pode-se dizer que a globalização colocou a sociedade mundial na faculdade sem resolver questões do primário e ginásio. Podemos até fazer a comparação com a progressão continuada criada pelo governo paulista.

     O resultado desses erros pode ser percebido no próprio uso do PC, da Internet: proliferação de sites e vídeos pornográficos, pedofilia, vigilância da vida alheia, fofoca virtual... milhões de asneiras ditas diariamente, em conversas fúteis nas salas de bate-papo, Messenger... O ser humano ainda não se deu conta de que a vida é curta, muito curta para viver em ilusões, fofocas e acompanhando passos de celebridades ou do próprio vizinho.

     Pessoas talentosas, que desconhecem seu próprio potencial, poderiam fazer dinheiro elaborando um trabalho bom através de seu PC, perdem horas e horas diariamente com conversas inúteis, namoros “virtuais” ou jogos que não proporcionam aquilo que falta ao ser humano: atitude e cidadania. A alienação não para. O PC pode significar avanço ou atraso na sua vida. As tentações não param de chegar. Diariamente, a rede é invadida por novidades criadas para te alienar, para você viver na ilusão do mundo virtual, e quando o mundo real bater à sua porta, você vai olhar para trás e lamentar o tempo precioso que perdeu na sua vida. E o pior: o prejuízo.

     Não digo que apenas os pobres e ignorantes sejam vítimas em potencial da tecnologia. Todos são, pessoas de A a Z. A Internet está nas mãos de pessoas boas e más. Milhares de hackers, pessoas que tem o tempo todo do mundo para criar vírus, roubar suas senhas, contas bancárias...e te vigiar. Nunca sabemos quem está do outro lado. Por isso, não nos iludamos com o PC como nos iludimos com a televisão no passado. Embora a coisa seja virtual, ela te atinge em cheio. Se você tem medo de sair às ruas, e se acha seguro em casa fazendo compras e conversando pela rede, o que será da conversa entre seres humanos no futuro? Lembrem-se que os conflitos sociais se acentuam conforme a distância entre as pessoas aumenta. A diversidade é boa. Mas a separação é nociva. Não se resolve problemas fugindo deles, mas enfrentando-os. A Internet é uma ferramenta poderosa. Ela pode mudar o mundo para melhor. E os que não querem isso, trabalham nela criando coisas para te iludir, te prender, travar sua inteligência e capacidade. E pode crer que essas coisas representam bem mais da metade de tudo que se vê nela.

     Pare, pense. O PC em sua casa pode mudar sua vida para melhor ou pior. A Internet pode ser sua melhor amiga ou seu pior inimigo. Depende exclusivamente do uso que você faz.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania