Boa noite!

OS SINAIS QUE VEM DA NATUREZA

 

MENTE SÃ EM CORPO SÃO

 

     Assim como fé e obras se completam, corpo saudável se completa com mente saudável.

     Os jovens falam muito em atitude. Sem dúvida, a melhor das atitudes é a que alia corpo e mente aos bons hábitos. E esses bons hábitos são muitas vezes coisas simples, que passam despercebidas, não damos muito valor. Por exemplo a postura. Sentamos numa cadeira, para estudar ou simplesmente descansar. Vigie a postura. A coluna vertebral é o alicerce do corpo. Conforme vem a idade, ela é uma das primeiras a se manifestar dizendo que algo não vai bem. E a dor depois que chega, praticamente não tem cura, só remédios para aliviar. Portanto, não fique curvado quando estiver escrevendo. Não se curve ao abaixar para pegar algo. Flexione os joelhos. Encare a questão da postura como exercício, complemento do esporte que você pratica.

     Caminhar. Todos caminham, para a escola, para trabalho, casa de amigos, parentes...a caminhada é saudável para o corpo e a mente, serve até como terapia. Então caminhe com prazer e contemplação. Programe-se para sair de casa sem pressa. Sinta os passos e a respiração. Sincronize. Equilibre. Veja a postura. Não enrijeça o corpo, não é certo caminhar como um robô. A postura ideal é de leveza e sincronia. Observe tudo em volta mas sem se prender a isto ou aquilo. Procure observar coisas que nunca havia dado atenção, o céu por exemplo. O formato das nuvens. As árvores pelo caminho. Os canteiros. Jardins. Sinta a brisa, de que lado está vindo. Esses hábitos quando adquiridos, estimulam o cérebro e a inspiração. Se você gosta de música, será num desses momentos que a inspiração fluirá com mais força. Toda letra de música é um poema, e poetas e escritores tem a sensibilidade para captar mensagens em situações que exigem atenção e concentração.

     Posteriormente, essa caminhada reflexiva implicará num melhor desempenho escolar, se estiver indo à escola; ou esportivo se estiver indo jogar.

     Alimentação: o corpo agradece o alimento bem mastigado, ingerido calmamente. Sinta o aroma, o paladar, aprecie com gosto o sabor do alimento.    

     A combinação de fatores saudáveis corpo/mente é o primeiro passo para viver plenamente de forma equilibrada.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania