Boa noite!

PARA QUE SERVE O DENATRAN

PARA QUE SERVE O DENATRAN?

 

 

     Na década de 80, sem a correspondência eletrônica, era comum colocar a culpa nos Correios. “Ah, sua carta não chegou, deve ter sido extraviada”. A desculpa atual qual seria? Extravio de e-mail?

     Existe um órgão federal chamado DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito. Em sua página na internet existe o endereço eletrônico, cujo objetivo só pode ser receber correspondência. Como todo bom cidadão que mora num país democrático, escrevi pela primeira vez ao órgão para tirar algumas dúvidas sobre legislação de trânsito. Esperei um mês e nada de resposta. Escrevi novamente, desta vez cobrando a resposta, que é um direito meu. Simplesmente não houve resposta.

     Pessoas surdas ou mudas se comunicam, e muito bem. A linguagem de sinais inclusive é ensinada a nós, que nos orgulhamos por sermos “perfeitos”.

     O pior cego é aquele que não quer enxergar. A pior administração, é aquela que não dá ouvidos aos seus funcionários ou clientes. A excelência em qualidade num órgão público ou numa empresa privada, é medida pela atenção dada àqueles que se dirigem até ela. Durante toda minha vida, obtive retorno de 99% das correspondências que enviei. Tive resposta de empresários, altas hierarquias da igreja católica, até de políticos. Por isso, não me conformo com a ignorância de um órgão público, que como um pinguim de geladeira, ignora todos que chegam até ele. Fica lá, plantado, cego, surdo e mudo. Nada faz a não ser servir a ele mesmo. Se cumprisse com sua obrigação, que é servir à sociedade, teria a delicadeza de responder um simples e-mail, que como supomos, devem existir funcionários incumbidos para essa tarefa.

     A tecnologia está a serviço da informação. É a rapidez e a facilidade de comunicação que move um país e traz qualidade de vida. Ao que parece, muitos órgãos públicos precisam urgentemente de uma faxina no quadro de funcionários ou mais precisamente, na administração, pois bons funcionários indicam que a administração é boa.

     Que este artigo desabafo incentive o cidadão a protestar quando for mal atendido ou ignorado por órgãos públicos, cuja missão e obrigação é prestar serviço à sociedade.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania