Boa noite!

Untitled Document


O MATERIALISMO E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

“Preservar para que se não vai levar nada quando morrer?”    
    

     Você com certeza já ouviu essa expressão. É uma verdade, ninguém leva a casa que construiu, que herdou, nem a coleção, a paixão de sua vida. No entanto, seres humanos vêm ao mundo para construir. Construir bens materiais e espirituais...eis a questão! Como conciliar coisas opostas?
     O segredo está em construir sem se “apegar”. Das grandes obras às pequenas coleções, tudo possui um valor histórico, que registra nossa passagem pelo mundo. Esse valor histórico mostra a evolução do homem durante os séculos, como aprendeu a manusear as matérias-primas e criar. Das sete maravilhas materiais do homem, somente uma ainda existe, o restante acabou, por conta do próprio homem ou da natureza. Terremotos e tsunamis não levam em conta nada disso, a força da natureza sempre mostrará que tudo o que é criado em matéria um dia acabará. Por isso o homem deve preservar tais obras para registro histórico enquanto uma força maior não apagar.
     Tenho uma coleção com mais de dez mil fotos, sendo oito mil de um determinado tema. Conforme os anos passam, essa coleção adquire um valor maior, pois registra uma época. Nada levarei, mas o material, se nas mãos de outro colecionador, poderá ser perpetuado num museu, num arquivo específico. Enquanto uma força maior não destruí-lo, ele servirá de material de pesquisa para muitas gerações.
     Todo homem, por mais desapegado de bens materiais que seja, deixará um rastro de sua passagem pelo mundo. Vivemos num mundo físico, tudo aqui é matéria. Sabendo equilibrar as ações entre espírito e matéria, existe harmonia. E história. Por isso, a importância da preservação do patrimônio histórico, sejam construções ou simples coleções fotográficas
.

.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania