Boa noite!

Notícias

Notícias

16/06/2014 - Escritor Piloto conclui pesquisa na oitava cidade

Cajamar é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a ter a Pesquisa sobre Hábito de Leitura concluída. Foram 128 moradores pesquisados nos principais bairros da cidade. Vejam em breve a pesquisa detalhada aqui no site, na seção da PESQUISA. O escritor continuará pesquisando até o final do mês de agosto, retornando após o período eleitoral. As cidades que receberão o escritor nestes próximos meses são: Francisco Morato (com 138 pesquisados até o momento), Franco da Rocha (com 62), São Paulo (com 100) e Vinhedo (com 76 moradores ouvidos).

LANÇAMENTOS 2014 DO ESCRITOR PILOTO

Um minilivro de 23 páginas e um romance com mais de 200 páginas são os lançamentos de George para este ano. O minilivro "Inimigos: Armas e Articulações" já foi registrado e lançado neste mês de abril, e é o primeiro do autor no segmento de autoajuda. Já o de 200 páginas é o tão esperado Marvin II, escrito nesta década de 2000 e retratando o período na cidade do Rio de Janeiro. O lançamento está previsto para este segundo semestre.

O ANDAMENTO DA PESQUISA EM 2014

A pesquisa sobre hábito de leitura segue normalmente até o final do mês de maio. Em junho, devido a Copa, ela será interrompida, voltando no final de julho, seguindo até o final de agosto. Em setembro e outubro não será realizada devido ao período eleitoral. O objetivo para este ano é concluí-la nas duas primeiras cidades da região metropolitana da capital.

Eis os números atuais:

Francisco Morato - 138
São Paulo - 100
Cajamar - 083
Franco da Rocha - 062
Vinhedo - 061
Itatiba - 040
Indaiatuba - 029
Caieiras - 023
Iperó - 021
Campinas - 015
Piracaia - 010
Hortolândia - 008
Itu - 008
Valinhos - 007
Mairiporã - 007
Osasco - 007
Santo André - 007

26/12/2013 - 1º CONCURSO DE MINICONTOS JUNDIAÍ AUTORES A PARTIR DE 15 ANOS, RESIDENTES E/OU DOMICILIADOS EM JUNDIAÍ E CIDADES DO AGLOMERADO URBANO. TEMA LIVRE.

Período de inscrição: 02/10/2013 a 16/05/2014. Serão escolhidos os 50 melhores minicontos que serão publicados em livro pela Prefeitura do Município de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e seus autores receberão certificado de participação.

Maiores informações e inscrição: Secretaria Municipal de Cultura: Tel. (11) 4521 6922 Prefeitura do Município de Jundiaí – www.jundiai.sp.gov.br e-mail: eventosculturajundiai@gmail.com

REALIZAÇÃO: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JUNDIAÍ / COMISSÃO MUNICIPAL DE LITERATURA


25/12/2013 - Pesquisa retorna em janeiro com novidade

O Escritor Piloto encerrou a pesquisa sobre hábito de leitura no ano de 2013 com um balanço positivo. Mais de 3200 pessoas ouvidas desde a iniciativa em 2007 resultaram num registro cultural e social de extrema importância para o escritor, que prepara um possível lançamento da nova obra de 200 páginas para o decorrer do ano de 2014. No questionário de 15 perguntas da pesquisa, será acrescida no ítem da reciclagem, se a pessoa tem conhecimento sobre alimento transgênico. Questões do gênero revelam se a pessoa está bem informada. Muitas vezes a pessoa lê jornais, revistas e está plugada na internet, mas não possui conhecimento sobre tais temas relevantes. Em 2010 e 2011 a pergunta era sobre autismo. Centenas de pessoas responderam não saber exatamente do que se trata o distúrbio do autismo, apenas “ouviram falar”. Outras desconheciam totalmente a palavra. Todos esses dados ficam registrados nas pastas do escritor, já são 10 pastas divididas por cidades. Futuramente George utilizará parte dos dados para criar personagens de acordo com os perfis coletados durante essa imensa pesquisa a campo. E aqui no site o leitor e também o público pesquisado poderá acompanhar o andamento da pesquisa e o resultado em sua cidade, seu bairro. Para 2014, as primeiras cidades da região metropolitana de São Paulo terão os dados divulgados. 2013 foi fechado com estes números em andamento:

FRANCISCO MORATO – 138
SÃO PAULO (capital) – 100
FRANCO DA ROCHA – 062
CAJAMAR – 045
VINHEDO – 043
ITATIBA – 040
INDAIATUBA – 029
CAIEIRAS – 022
IPERÓ – 021
CAMPINAS – 012
PIRACAIA – 010
ITU – 008
MAIRIPORÃ – 007
SANTO ANDRÉ – 007
OSASCO – 007

12/06/2013 - junho de 2013: pesquisa sobre hÁbito de leitura concluÍda na sÉtima Cidade

É com satisfação que comunico aos amigos e leitores do site, que neste mês de junho encerrei a pesquisa na sétima e última cidade que compõe a AUJ – Aglomeração Urbana de Jundiaí. Com um total de 2546 pessoas ouvidas, foi possível traçar o perfil literário regional de um público diversificado, compreendendo áreas urbanas e rurais, pessoas de todas as camadas sociais, crenças e profissão. Um trabalho solitário que durou cinco anos e um aprendizado incrível, em contato com pessoas desconhecidas, bairros desconhecidos e que rendeu novas amizades, contatos permanentes. Para os demais pesquisadores e profissionais que se dedicam não somente à literatura, mas ao conhecimento social da região, analisar com calma estes dados coletados é de suma importância para traçar o perfil real, nu e cru desta população, pois inexiste a possibilidade dos dados terem sido manipulados já que não houve participação de outras pessoas na realização das entrevistas, somente eu fiz o corpo-a-corpo. Portanto, mais que os dados no site, possuo o material em pasta, disponível para os interessados, bem como me disponho a conversar pessoalmente sobre a experiência ou passá-la em palestra.
É um trabalho inédito no país, que prossegue sem data para terminar, pois a pesquisa é contínua. Eis os números finais da região:

JUNDIAÍ – 1270
VÁRZEA PAULISTA – 276
CAMPO LIMPO PAULISTA – 500
JARINU – 116
LOUVEIRA – 142
ITUPEVA – 130
CABREÚVA – 112
TOTAL REGIONAL: 2546

A pesquisa prossegue em demais municípios eventualmente, e estes são os números atuais em andamento:

FRANCISCO MORATO – 122
SÃO PAULO – 100
FRANCO DA ROCHA – 41
VINHEDO – 40
ITATIBA – 40

Meus agradecimentos a todos que participaram da pesquisa, que colaboraram adquirindo livros na ocasião, e também aos colaboradores do site, pequenos empresários e comerciantes que tem patrocinado livros para bibliotecas comunitárias.

15/04/2013 - A PRIMEIRA CIDADE DA REGIÃO DE SOROCABA A RECEBER A PESQUISA DE HÁBITO DE LEITURA

Às vésperas de concluir a pesquisa nas duas últimas cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (Campo Limpo e Cabreúva), numa oportunidade de algumas horas durante prestação de serviço a uma amiga, testei a primeira cidade da Região de Sorocaba: Iperó. Em quatro horas, ouvi 21 pessoas, sendo 18 da cidade de Iperó. Devido a chuva contínua no período da manhã, a pesquisa foi realizada nos estabelecimentos comerciais do centro da cidade; numa só loja, responderam ao questionário a gerente e todas as funcionárias. A recepção foi extremamente calorosa da parte de 99% dos contatados, algo inédito, superando até mesmo Campo Limpo Paulista, que foi a cidade que recebeu as melhores notas de atendimento a este escritor. Alguém poderá deduzir que seja característica da cidade, por ser pequena e distante da capital. Mas não é exatamente isso, pois a maioria absoluta que respondeu a pesquisa não é natural da cidade. Muitos residem em Iperó há menos de dois anos, trata-se de uma população bastante mista, proveniente tanto de cidades da região como da capital e outros estados. O calor humano é sim uma característica de cidade pequena, mas se deve bastante ao fator da novidade. Em cidades médias e grandes as novidades são vistas com desconfiança, já numa cidade pequena a novidade é atrativa. Some-se isso a alguma peculiaridade da cidade, pois Iperó pode ser comparada a Jarinu, no entanto a recepção a este escritor em Jarinu, na área central, recebeu a nota mais baixa da cidade se comparada aos bairros. Iperó mostrou o oposto, pois parte dos pesquisados era morador do centro e Jardim Irene, praticamente dentro da área central. No período da tarde a pesquisa foi feita em algumas residências, e a recepção também foi surpreendente. Foram 23 pessoas contatadas, apenas duas não responderam, uma justificou claramente, e outra não, inclusive disse tremenda bobagem - "que não faz pesquisa". Ora, ela não faz mesmo, quem estava fazendo era eu! Deixando a "pérola" de lado, ainda encontrei um camarada do segmento da coleção referente a transportes, que fotografava no local. Conclusão: Iperó a partir desta data passou a ser mais uma cidade onde tenho contatos permanentes; a figurar na lista onde tenho atuação.
Campo Limpo Paulista: Pesquisa passando nos últimos bairros; 27 já concluídos mais área central. 460 moradores ouvidos, a pesquisa deverá ser encerrada com 500 moradores ouvidos, portanto a maior amostragem conseguida fora da cidade de Jundiaí.

14/02/2013 - NOVIDADES PARA 2013

Após uma pequena interrupção devido ao ano eleitoral, o Escritor Piloto reinicia os trabalhos literários e a pesquisa a partir deste mês. As duas cidades onde a pesquisa será concluída são Campo Limpo (que está na segunda fase) e Cabreúva, cidades que compõe a AUJ - Aglomeração Urbana de Jundiaí, que está saindo do papel e formará uma megalópole da Baixada Santista até Campinas. O escritor está aceitando doações de livros e revistas para bibliotecas comunitárias (de bairros). Também integra a partir deste ano, a recém formada Associação dos Poetas e Escritores de Jundiaí e Região (APEJUR). Suas atividades serão divulgadas neste site a partir de março.

25/06/2012 - PESQUISA SOBRE HÁBITO DE LEITURA ENTRA NO QUINTO ANO

A inédita pesquisa realizada por um escritor a campo, completou cinco anos com a considerável marca de três mil pessoas ouvidas.
O trabalho árduo rendeu uma experiência sem igual a George, que, além das informações literárias, constatou a realidade social de nossas cidades.
Os dados alavancaram a realização de uma apostila de estudos do comportamento social diante das transformações políticas e econômicas que estão ocorrendo no mundo.
Esse trabalho, após registro, será mais um que o escritor colocará a disposição de seus leitores para debate.
A pesquisa corpo a corpo nos bairros proporcionou a George conhecer 95% da cidade de Itupeva e 70% da cidade de Jarinu, significando que além do aspecto social, é avaliado também o aspecto geográfico.
Desde criança, George é apaixonado pela Geografia física. A Geografia humana foi integrada ao gosto pela consciência de necessidade devido as circunstâncias ocorridas em sua vida familiar e social.
O excelente resultado da pesquisa também deixou o escritor apaixonado por essa tarefa, tanto que já existe uma pequena probabilidade de ocorrer uma segunda etapa em Jundiaí, já que o questionário de 2008 para cá, passou de sete para quinze perguntas.
Mas o objetivo maior é analisar o perfil das pessoas (e as características do lugar) em diferentes cidades. O trabalho está em andamento em nove cidades, a cada cidade concluída, um novo município entra na sabatina.
Eis os números atualizados da pesquisa:

Campo Limpo Paulista (segunda fase) - 346
Francisco Morato - 110
São Paulo - 092
Cabreúva - 085
Itatiba - 040
Vinhedo - 030
Indaiatuba - 029
Franco da Rocha - 029
Cajamar - 028
Caieiras - 012
Campinas - 011
Piracaia - 010
Mairiporã - 007

Dezenas de cidades figuram na pesquisa com números abaixo de dez, resultado de pequenas amostragens-teste realizadas nos próprios municípios e também da abordagem em massa feita durante um período na estação rodoviária de Jundiaí, onde até um colombiano residente nos Estados Unidos respondeu o questionário.

16/02/2012 - o andamento da pesquisa em 2012

Por ser ano eleitoral, a pesquisa sobre hábito da leitura neste ano de 2012 será feita somente até o mês de julho; retornando em novembro.  Embora a pesquisa nada tenha a ver com política, quero evitar deduções enganosas, por outro lado o clima eleitoral prejudica por si próprio qualquer pesquisa de opinião pública (se já não bastasse o excesso de jogos de futebol televisionados que prendem as pessoas ao sofá). Foi iniciada a segunda etapa da pesquisa em Campo Limpo Paulista, cujo objetivo é fazer a maior amostragem da região de Jundiaí. Também prossegue a pesquisa em Cabreúva (última cidade da região de Jundiaí a ter a pesquisa concluída), e cidades da região metropolitana de São Paulo além da própria capital. Por ser historicamente área de minha atuação desde a adolescência, pretendo até julho reunir o máximo de informação cultural (além do aspecto social) das cidades entre Jundiaí e São Paulo.

16/02/2012 - ComissÃo jundiaiense de literatura

Rosana Congílio está a frente da presidência da comissão neste ano. Eu e Júlia Heimmann também permanecemos na comissão. Prossegue o trabalho de levar a literatura a toda a cidade, principalmente nas regiões periféricas, incentivando o trabalho cultural com crianças e adolescentes.

10/01/2012 - pesquisa É reiniciada

A pesquisa sobre hábito de leitura foi reiniciada neste mês de janeiro e deverá se estender até o mês de julho, seguindo a agenda do escritor. A partir de julho, com o início das campanhas eleitorais, George não fará a pesquisa a campo (ruas, estações e residências), e retornará em novembro.
Campo Limpo Paulista foi escolhida a cidade da região que terá a pesquisa prolongada, e já foi iniciada a segunda fase. Na primeira fase foram ouvidas 286 pessoas. Na segunda, o autor pretende atingir um número semelhante, portanto Campo Limpo será a primeira cidade depois de Jundiaí a ter um número superior ao das amostragens feitas até agora (100, 200 pessoas). O objetivo é atingir pelo menos metade do número atingido em Jundiaí no ano de 2008.
Além de Campo Limpo, cidades da região metropolitana paulista têm recebido o escritor/pesquisador. Francisco Morato por exemplo, mais de 100 moradores foram ouvidos até esta data.

10/12/2011 - pÚblico jÁ pode ler a tÃo esperada novela de jÉsssica e boy

A maior obra escrita por George depois de Marvin está excepcionalmente disponível no formato apostila (boneco), antes de ser vendida no formato tradicional de livro. Assim, o autor quer avaliar a obra antecipadamente, saber como será a reação do público por se tratar de uma trama recheada de situações impactantes e polêmicas, tal como Marvin. A estória da menina superdotada Jéssica e o skatista Boy traz a tona não só a já desgastada questão dos extremos sociais, traz principalmente uma profunda reflexão sobre a espiritualidade do homem de hoje. Anjos Reprimidos, o nome oficial, sugere exatamente aquilo que a sociedade faz com as crianças. Desde o final desse ano de 2011, três "bonecos" foram vendidos. Quem se interessar em adquirir a nova obra polêmica do Escritor Piloto não pode pensar duas vezes, pois esta tiragem experimental é pequena. Posteriormente George analisará os comentários por escrito e selecionará alguns para figurarem no livro.

10/12/2011 - ressuscitando a pornochanchada

Outro "boneco" está praticamente pronto, de uma obra de médio porte escrita em 2005. Totalmente diferente de Marvin e Anjos Reprimidos, esta novela enfoca um tema sério e delicado sugerido por leitores no final da década de 90 – sistema penitenciário – mas a dureza do tema é quebrado pelo realismo fantástico, desenvolvido por George através de acontecimentos espetaculares ou sobrenaturais, bem no estilo das pornochanchadas da década de 70. Este realismo fantástico é totalmente diferente daquele do Mata Sombria. Para quem leu, Mata Sombria é um romance dramático e cheio de suspense, onde o sobrenatural é apenas um detalhe que quebra a dura realidade vivida pela personagem. Neste, o romance é cômico do começo ao fim. A realidade social é totalmente envolvida por lances patéticos dos personagens e uma "natureza estranha" que teima em colocar os moradores da cidade em situações de provação e constrangimento. Quando os primeiros bonecos estiverem disponíveis, o autor comunicará através deste site. E alerta: essa novela não é indicada para menores de 16 anos e nem pessoas conservadoras.

25/10/2011 - Escritor Piloto conclui Pesquisa sobre HÁbito da Leitura em mais uma cidade

Jarinu é a quinta cidade a ter a pesquisa concluída por este escritor. Foram 116 moradores ouvidos em 15 bairros além do centro. Os dados estão sendo catalogados e disponibilizados de forma mais minuciosa para os internautas. A intenção é aperfeiçoar cada vez mais este trabalho para que todos os que acompanham possam visualizar melhor não só a experiência a campo do escritor, mas os dados em si.

26/09/2011 - LanÇamento do livro capitÃo de sÉrgio prado

A Giz Editorial, a Livraria Martins Fontes e o autor Sérgio Prado convidam para o lançamento do livro Capitão. Data:01/10/2011 Horário: 15h30 às 18h30 - Local: Av. Paulista,509 - São Paulo/SP - Fone:2167-9000 - (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)



26/09/2011 - Escritor Piloto em Louveira

Dia 24 de setembro, George marcou presença no box dos escritores no evento "Cultura Viva na Praça", evento anual que ocorre no Bairro Santo Antônio. Dentre várias atividades para os moradores do bairro e louveirenses em geral, destaca-se dança, teatro e cidadania (saúde bucal, corte de cabelo, etc.) A praça estava lotada, e o escritor, desta vez acompanhado de sua irmã Graziela, distribuiu cartões e divulgou o primeiro livro - Marvin - e os livros dos escritores jundiaienses Marcos Hungria e Júlia Heimann.

Escritor Piloto em Louveira
George foi recepcionado pelo pessoal da cultura de Louveira, na foto tirada por Graziela.

20/09/2011 - Pesquisa AvanÇa em Áreas Rurais

A pesquisa sobre hábito de leitura na região de Jundiaí, após abranger a totalidade das áreas urbanas, avança sobre áreas rurais, bairros isolados e povoados. Em Itupeva e Louveira não houve essa possibilidade devido ao desinteresse público pela aquisição de livros na ocasião. Jarinu não está sendo diferente, no entanto investi um pouco no andamento da pesquisa naquela cidade, e por conhecer como a palma da mão a região, fiz um trajeto por uma vicinal péssima para chegar àquela cidade e no caminho realizei a pesquisa em bairros isolados, como Campo Largo e Roseiral.
Como a cultura não é devidamente valorizada pelo poder público no Brasil, o artista (ou escritor) é movido pela paixão e pela consciência ao investir em suas metas. A pesquisa está chegando às três mil pessoas ouvidas, sem incentivo algum do poder público, que deveria inclusive estar interessado nessa estatística, pois é um retrato fiel da realidade cultural. Passei por bairros de todas as camadas sociais, área urbana e rural. A pesquisa é abrangente em todos os sentidos, e prossegue por cidades da região de Jundiaí e São Paulo. Eis mais uma parcial dos números até esta data:

CAMPO LIMPO PAULISTA – 266
FRANCISCO MORATO – 88
SÃO PAULO (CAPITAL) – 82
JARINU – 72
CABREÚVA – 60
ITATIBA – 40
INDAIATUBA – 29
CAJAMAR – 25
FRANCO DA ROCHA – 22
VINHEDO – 21
CAIEIRAS – 12
CAMPINAS – 11
PIRACAIA – 10

20/09/2011 - Tarde LiterÁria no Clube 28 de Setembro

O tradicional Clube 28 de Setembro, da cidade de Jundiaí, comemora neste mês 114 anos. Dentre os eventos festivos, foi realizada uma tarde literária no dia 10, reunindo poetas e demais escritores de Jundiaí e região, São Paulo e Sorocaba.

01/09/2011 - Presente de Aniversário

Escritor ganha livro de presente de aniversário. Não de outro escritor, e sim de um amigo, novo amigo que mal teve tempo para ler algumas de minhas obras. Fatos assim provocam reflexão em quem está habituado a escrever temas sociais. Mais ainda quando o amigo acerta o assunto do livro que escolheu para presentear. "Duas faces de uma vida" é o relato de uma portadora do transtorno bipolar, assunto que deveria merecer mais atenção de governos e aqueles que empregam, pois é um problema que atinge um número cada vez maior de pessoas no mundo todo.

04/08/2011 - Homenagem Para Escritora Jundiaiense

Mercedes Cruañes Rinaldi Braga Brunelli nasceu em Jundiaí - SP, em 1932. Professora universitária aposentada, poetisa, contista, com várias premiações. Sócia fundadora da Academia Jundiaiense de Letras e da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, entre outras. De 1957 a 1969, atuou na imprensa local, com colunas literárias. Autora do livro de poesias "Três Momentos" (1969). Participou de várias coletâneas, entre as quais "Coletânea Jundiaiense de Poesia" (1964); "Poetas da Cidade" (1970); "Poetas Brasileiros de Hoje" (1986); "Valores Literários do Brasil", Vol X (1989); "Antologia Poética"(1989 e 1990); "Letras Acadêmicas" (algumas edições); "Crônicas e Poesias" (algumas edições). Verbete da "Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea", Vol I (1993), "XII Antologia de Poetas e Escritores do Brasil, Vol. XXXI (1998) e "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos (1998) de Adrião Neto. Dentre outras láureas detém as medalhas "Prof. Joaquim Candelário de Freitas" (1986) e "Petronilha Antunes" (1997); Comenda do Mérito Educativo (1988); Medalha do Mérito Feminino "Juscelino Kubitchek" (1993) e o Colar do Mérito Cultural (1996).
Mercedes faleceu neste dia 3 de agosto de 2011 em Jundiaí. Num poema feito em 2001 para este momento, lido ao público presente, a brava escritora deixou, em belas palavras, que não choremos por sua partida.
O breve currículo aqui colocado foi extraído do Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, de Adrião Neto.

02/08/2011 - Escritor Piloto em Piracaia

A primeira passagem de George em Piracaia foi nos anos 80, numa viagem a Joanópolis. A segunda foi mais recente, numa pesquisa sobre o transporte coletivo na cidade. E a terceira ocorreu agora neste mês de julho, com a pesquisa sobre hábito de leitura. Dez moradores responderam nessa primeira fase, que abrangeu o centro e Capuava. Na próxima serão ouvidos moradores de bairros mais afastados, como Batatuba.

12/07/2011 - Qualidade e nÚmeros

Sempre coloquei como prioridade a qualidade e não a quantidade. O trabalho foi árduo para montar este site, eu e mais dois amigos disponibilizamos muitas horas de dedicação, acertando detalhes aqui e ali. Agora estamos começando a colher os frutos. Se investimos na qualidade e na originalidade, o reconhecimento está na quantidade de leitores que ganhamos. Algumas semanas atrás noticiamos que estávamos com um aumento progressivo de visitas diárias. O resultado surpreendeu. Ao somarmos as visitas dos dois últimos meses, entramos na casa do milhar. Antes das atualizações semanais, as visitas não chegavam a 100 por mês. Do início do ano para cá, com a duplicação de informações e atualização constante, os números foram dobrando significativamente, e neste mês de maio atingimos mil visitas, número que se repetiu em junho. Analisando a estatística de visitas do site, que imprimi, difícil passar um dia com menos de dez visitas. Os números oscilam entre 20, 30, 40 visitas diárias, com pico nas segundas, terças, sextas e sábados, sendo que no dia 3 de maio tivemos o recorde, 74 visitas. No dia 23 do mesmo mês, 65. No mês de junho foi no dia 20, 62 visitas. O elevado número nos inícios de semana pode estar ligado ao fato das atualizações terem sido nesses dias, e os leitores se acostumaram. As pesquisas, também feitas aos sábados e domingos nos últimos meses, podem indicar que muitas pessoas utilizam o computador no serviço para visitar o site pela primeira vez.
A equipe do Escritor Piloto agradece o reconhecimento deste trabalho. Nosso objetivo é continuar atingindo cada vez mais pessoas, pois a função de um escritor é transmitir sua experiência de vida através da palavra escrita. Alguns escritores possuem o dom da poesia, outros do conto, da ficção, da fábula. O Escritor George tem o dom de escrever sobre a realidade, sobre fatos. É o tipo de escritor que é amado por milhares e odiado por outros milhares, pois escrever sobre a realidade incomoda muita gente. E não é por isso que ele ficará intimidado. Suas palavras ficarão eternizadas na memória de muitas pessoas. Escritores são imortais, não é uma academia de letras que forma um imortal, mas uma palavra proferida no lugar certo, na hora certa, que transforme a vida de uma pessoa.
Coincidindo com este momento histórico, o site comemora o centésimo artigo do escritor. São 100 artigos sobre todo tipo de assunto, para todos os gostos. Lançamos espaço destinado a artigos e comentários sobre transportes, assunto de domínio do escritor, e para breve será inaugurado o espaço destinado a homenagens. Finalmente, a pesquisa sobre hábito da leitura, única no país, revelará dentro dos próximos meses o perfil de leitura na quinta cidade pesquisada.

04/07/2011 - Escritor testa a cidade de Caieiras com a pesquisa

A última cidade do setor norte da região metropolitana paulista que faltava ser testada com a pesquisa era Caieiras. Neste início de julho o escritor desembarcou na área central da cidade e aprovou a recepção dos moradores. A surpresa foi ganhar um livro que aborda a questão das drogas na vida do jovem. Da autoria de Laila Maffra, o livro foi gentilmente ofertado por uma professora que respondeu a pesquisa. Em contrapartida, ela levou O Ônibus e o Orelhão, minilivro indicado para estudantes do Ensino Fundamental.
Francisco Morato está na frente com o questionário da pesquisa respondido, total de 88 pessoas até este momento. Em seguida vem Cajamar com 25, Franco da Rocha com 22, Caieiras 11 e Mairiporã 7.

20/06/2011 - Pesquisa sobre hábito da leitura chega a quarenta bairros de Campo Limpo

Tal como ocorreu em Várzea Paulista, a inédita pesquisa deste escritor já atingiu todas as regiões da cidade de Campo Limpo Paulista, norte a sul, leste a oeste. O número expressivo foi atingido pela boa aceitação dos moradores mais o fato do questionário ter sido respondido pelas pessoas no comércio. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi atingido, que era ouvir pelo menos 1% da população jundiaiense (foram ouvidas 1270 pessoas, objetivo superado), e no mínimo 100 pessoas (amostragem) em cada município da região, objetivo também atingido em Várzea Paulista (270), Louveira (142) e Itupeva (130). Campo Limpo já superou a meta de 100, até agora foram 260 pessoas ouvidas, e Cabreúva na sequência com 58. Fora da região de Jundiaí, farei a amostragem sem meta devido ao fator tempo que uma pesquisa com 15 perguntas demanda. A pesquisa nos demais municípios será feita "por esporte", pelo prazer que ela proporciona e os contatos (amizades) que surgem. Mesmo assim, números expressivos já atingidos em Francisco Morato e São Paulo (80). No total, os números de pessoas ouvidas já entram na casa das 2600, e até o final deste ano poderá chegar a 3000, uma façanha pelo fato de ter sido feita por uma única pessoa no corpo a corpo. Também até o final deste ano, estará disponível no site o resultado final da quinta cidade, que por questão de privacidade e segurança, não revelo qual será. Campo Limpo por estar na frente, não significa que será a próxima a ter a pesquisa concluída. O fator surpresa é característica em todo trabalho que desenvolvo.

20/06/2011 - Site está sendo bem visitado

Desde sua criação, o site do Escritor Piloto vem sendo divulgado através da pesquisa sobre hábito da leitura e também das redes sociais. Neste mês de junho chegamos a registrar mais de 50 visitas num único dia, provando que estamos no caminho certo da divulgação. No entanto lamentamos a pouca participação do internauta, que poderia registrar sua visita escrevendo no mural de recados ou participando na seção fórum de debates. Fica aqui o convite.

06/06/2011 - Lançamento do Livro de Contos "Raridade"

Autor: Dan Porto
Data: 11/06/2011
Horário: 18:00
Local: Samurai Café - Santa Cruz do Sul RS
Nós, escritores paulistas, desejamos sucesso ao parceiro gaúcho!

25/05/2011 - Escritor Piloto Desembarca com a Pesquisa na Zona Leste

Depois de concluir a amostragem na Zona Norte da capital paulista (Perus), o Escritor Piloto testa a Zona Leste, e o bairro escolhido foi Artur Alvim. As regiões periféricas tem sido receptíveis à pesquisa, ao contrário dos bairros centrais e de classe média. Por isso novas investidas ocorrerão em pontos periféricos indeterminados da capital; os critérios de escolha do escritor são totalmente pessoais. Na região de Jundiaí, Campo Limpo está na frente das demais cidades, já com 230 pessoas que responderam ao questionário, agora com 15 questões que traçam o perfil literário-cultural e social.

25/05/2011 - O Poeta Nu

Notícia da semana: um poeta sergipano realizou uma sessão de fotos sem roupa num museu da capital. As fotos, obviamente, foram parar na internet e causaram furor. Vi no telejornal e admito que as fotos realmente ficaram expressivas, dignas de artista alavancando a carreira. Para quem entende de nu artístico, as fotos não possuem cunho erótico, mas sensuais. A ousadia teve seu preço, afinal, foram feitas num órgão público. Mas o recado foi dado: por que se escandalizar com o nu artístico se outros escândalos como desvio e lavagem de dinheiro público, superfaturamento e licitações direcionadas terminam quase sempre em "pizza?" A ousadia do poeta serviu para refletirmos sobre isso. O que é mais escandaloso afinal?

25/05/2011 - Juliano Gaiteiro e Tinoco

O cantor sertanejo Juliano Gaiteiro se apresentou ao lado de Tinoco, da histórica dupla Tonico e Tinoco, no Aldeias Bar de Jundiaí. O evento relembrou as eternas canções da música sertaneja raiz e reuniu várias pessoas na noite do dia 24 de junho.

25/04/2011 - Pesquisa do Escritor Chega ao ABC

Após chegar aos 800 pesquisados nas cidades da região de Jundiaí, George amplia a pesquisa na região metropolitana de São Paulo, e fez o teste em Santo André. Essa cidade foi escolhida por apresentar uma realidade diferente das demais cidades metropolitanas pesquisadas (Francisco Morato e Franco da Rocha), e também pelo fato de ser a cidade do ABC que o escritor melhor conhece e inclusive possui amizades. Na capital, foi concluída a amostragem em Perus (área central do bairro).

17/04/2011 - Cidade Vicentina Perde a Biblioteca Recém Criada

Enquanto muitas pessoas batalham para incentivar o hábito da leitura em seus bairros, normalmente distantes das bibliotecas municipais, criando as chamadas bibliotecas comunitárias, outras dificultam o acesso à leitura. Após o empenho da Comissão Jundiaiense de Literatura para implantar a biblioteca para os idosos na Cidade Vicentina, alguém pediu o espaço para outra atividade e os livros foram retirados. Não que a outra atividade não tenha sua importância, mas cada atividade deve merecer seu espaço. Idosos sempre gostaram de ler, por mais que a vista não colabore, eles gostam, e isso está comprovado na pesquisa deste escritor. Solução existe para tudo, falta é boa vontade da parte de algumas pessoas.

17/04/2011 - Pesquisa Sobre Hábito da Leitura Ganha mais Três Perguntas

Agora o questionário com a pesquisa, que já ouviu mais de 2500 pessoas até esta data, chega ao limite de 15 perguntas. Elas dão um panorama total sobre o gosto literário do brasileiro conforme a cidade e o bairro em que mora, e vai um pouco mais além. Meio Ambiente é assunto necessário a todos, por isso a última pergunta acrescentada no questionário é para saber a consciência ambiental da família. Não foge do assunto, pois a informação sobre a questão se adquire também lendo, pesquisando. O grau de instrução do pesquisado entrou também no questionário. Mas a questão que promete atrair mais tem um caráter de curiosidade popular, o time de futebol preferido do pesquisado. Do ponto de vista técnico da pesquisa, pode parecer uma pergunta banal, no entanto futuramente algum estudioso poderá descobrir alguma relação interessante. As novas questões começarão a ser respondidas inicialmente pelos cabreuvanos, a partir do 51º pesquisado. O questionário antigo será finalizado em Campo Limpo, onde mais de 220 pessoas já responderam. O escritor por enquanto não decidiu se a pesquisa nesta cidade será encerrada em breve ou se será prolongada. Campo Limpo foi a cidade da região até este momento, que demonstrou mais cordialidade e respeito a este escritor durante a pesquisa a campo. Tratamento semelhante só foi constatado numa cidade mineira, onde o escritor esteve em 2009.

A pesquisa prossegue paulatinamente devido ao tempo do escritor, que está trabalhando com a digitação de novas obras e outras escritas alguns anos atrás; que por alguns empecilhos burocráticos atrasaram.

Os números atuais são estes:

CAMPO LIMPO PAULISTA – 226

FRANCISCO MORATO – 83

CABREÚVA – 50

SÃO PAULO – 46

ITATIBA – 40

JARINU – 30

INDAIATUBA – 29

VINHEDO – 21

FRANCO DA ROCHA – 19

CAJAMAR – 11

CAMPINAS – 10

14/04/2011 - Tarde LiterÁria no Solar do BarÃo

No dia 28 de maio de 2011 acontecerá a Tarde Literária, com música e literatura no Solar do Barão, às 16:00. Anote em sua agenda e compareça. Para aqueles que não conhecem Jundiaí, o Solar do Barão está localizado na Rua Barão de Jundiaí, ao lado da Catedral (praça central).

10/01/2011 - Biblioteca na Cidade Vicentina.

Neste ano de 2010, os idosos da Cidade Vicentina de Jundiaí ganharam um espaço para leitura. A Comissão Jundiaiense de Literatura entrou em contato com um dos moradores, que se encarregou de arrumar o espaço e receber as doações de livros. Uma atitude nobre, pois a maioria dos idosos em nosso país não leva uma vida digna, seja devido ao preconceito, seja pelo dinheiro da aposentadoria, nem sempre justo e que em nosso estado paulista não recebe reposição pelas perdas anuais.

Conforme constatei na pesquisa, o público da terceira idade sempre teve hábito de ler, o empecilho é a visão. Os problemas de vista são comuns aos nossos idosos.

10/01/2011 - Escritor Piloto Lança Jornal Virtual.

Neste mês de janeiro de 2011, saiu o número 7 do "Jornal do Escritor", nos moldes do antigo "JG", o saudoso informativo que este escritor fazia artesanalmente durante os anos 80, e que era passado de mão em mão no bairro e na escola. Após consulta a vários amigos, constatei que a maioria aprovou a idéia de relançar o jornal, com a diferença que é enviado por e-mail aos leitores.

O JG teve 110 exemplares, de 1981 a 1988, e uniu vários jovens através de cultura, correspondência e entrevistas.

Todos que quiserem receber o Jornal do Escritor, gratuitamente todo mês, basta enviar seu endereço de e-mail.

10/01/2011 - Pesquisa sobre Hábito de Leitura Encerrada em Itupeva

Itupeva foi a quarta cidade a ter a pesquisa concluída, e os internautas já podem conferir neste site. A pesquisa teve o ritmo diminuído neste ano de 2010 devido a outros trabalhos que surgiram, mas foi feita na medida do possível, inclusive na cidade da região metropolitana de São Paulo onde trabalhei por dois meses – Francisco Morato. A pesquisa prossegue em outras cidades da região, e estes são alguns números parciais;

Campo Limpo Paulista – 206

Francisco Morato – 83

São Paulo (capital) – 46

Itatiba – 39

Cabreúva – 42

Jarinu – 30

Indaiatuba – 29

Vinhedo – 21

Franco da Rocha – 18

Campinas – 10

Campo Limpo Paulista apresenta números maiores devido a boa aceitação da pesquisa, e também as vendas que estão ocorrendo, que possibilitam a continuidade da mesma.

10/01/2011 - Escritor LanÇarÁ Apostila de OrientaÇÃo PÚblica.

Superação na vida particular e social. A partir deste ponto, George reúne num só trabalho tudo o que tem colocado nos livros de ações cidadãs e nos artigos durante esses anos. Essa apostila será o complemento do mini livro Segurança Pública e Cidadania para colocar em prática atividades que preparem o cidadão para esta época de insegurança e catástrofes climáticas. A novidade é justamente superação na vida particular, o primeiro passo do escritor no segmento conhecido como "autoajuda", necessária para que o cidadão esteja bem e confiante em si mesmo antes de fazer algo pelo próximo, pela sociedade. O escritor optou pela apostila porque durante o tempo em que trabalhou no comércio, notou que pessoas de todas as camadas sociais optam por "xerocar" livros e transformá-los em apostilas. "Hoje as pessoas não se importam mais com 'luxo' quando querem adquirir conhecimento". Para George, é bastante oportuno, pois o assunto em pauta na apostila é "urgente" devido a rapidez com que os problemas sociais urbanos se agravam e o poder público se omite. A apostila se encontra em processo de digitação, e será lançada em breve. A venda se dará da mesma forma dos livros, na ocasião da pesquisa ou por encomenda.

01/06/2010 - Pesquisa sobre HÁbito da Leitura jÁ atingiu 2.500 pessoas e tem questionÁrio ampliado.

2.500 pessoas é o número de habitantes de algumas centenas de cidades brasileiras. Esse número significativo é atingido pouco mais de dois anos do início da pesquisa em Jundiaí, realizada calmamente nos momentos disponíveis do Escritor. Além de ter acatado sugestão de algumas pessoas, a ampliação do questionário de oito para doze questões foi motivada principalmente pela intensa migração que existe no Brasil. A origem da pessoa e há quanto tempo está em novo endereço ajudará a traçar o perfil literário e cultural a nível nacional e também será muito útil nas informações sociais que George está catalogando. O tipo preferido de teledramaturgia é outro item interessante para o Escritor, e por fim, o questionário ganhou a pergunta "Você sabe o que é Autismo?" Esta pergunta vai avaliar o que a população sabe a respeito deste distúrbio que tem aumentado significativamente em todo o mundo (principalmente nos Estados Unidos), e é assunto do novo livro do Escritor Piloto.

Ninguém aprende sem pesquisar. Cientistas pesquisam, teólogos pesquisam, biólogos pesquisam... e George também pesquisa. Não na internet como muitos estudantes gostam de fazer (até por comodismo), mas no corpo-a-corpo. George saiu para o mundo aos 11 anos de idade, e desde então não parou mais. Na adolescência, já conhecia 100% da sua cidade - Jundiaí - todos os bairros e vilas, e já chegava às cidades mineiras. Naquela época sua pesquisa era a observação silenciosa, fotografias e alguns poucos contatos com amigos de correspondência. Agora, depois da feliz ideia da pesquisa, os contatos são irrestritos, e permitem a análise "nua e crua" da realidade local. A pesquisa é um retrato dinâmico da realidade social e cultural, e será registrada assim que atingir um número que George defina como ideal.

Itupeva deverá ser a 4ª cidade a ter a pesquisa concluída. Números significativos também em Campo Limpo Paulista (150 até esta data), onde a pesquisa prossegue em determinados bairros. Além destes, a capital tem sido pesquisada pelo Escritor, e ocasionalmente outras cidades da região. O itinerário de George é imprevisível, não tem dia nem hora certa, porque a confiabilidade do trabalho é resultado do efeito surpresa. Se as pessoas souberem antecipadamente que o Escritor estará em tal bairro, isso pode influenciar no resultado. Por questões de segurança, também não é divulgado o bairro ou a cidade em que o escritor estará naquela época.

O objetivo tem sido atingido. 1.270 pessoas na cidade nasci (Jundiaí), portanto, pouco mais de 1% da população. Nas demais cidades uma amostragem de 100 a 200 pessoas pesquisadas.

01/06/2010 - Escritor Piloto nas Feiras Culturais

2010 tem sido um ano de muito agito literário na cidade de Jundiaí. Não apenas devido ao empenho dos escritores, mas também a colaboração de demais pessoas. O tradicional Clube Jundiaiense promoveu a feira Arte e Talento, abrindo suas portas a artistas plásticos, músicos, escritores e colecionadores neste mês de maio. Em junho foi a vez da Escola Infantil de Inglês "Mapple Bear" receber escritores da cidade que possuem literatura infantil. George, o Escritor Piloto, esteve presente com seu minilivro "O Ônibus e o Orelhão". Aliás, este livro foi vendido em ambos os eventos. Agora é a vez do Clube 28 de Setembro receber os escritores.


31/12/2009 - O primeiro lanÇamento 2010

Mais um mini livro de 50 páginas, uma trama que se passa na cidade de São Paulo. É o 8º mini livro do Escritor Piloto, que estará à venda já na primeira quinzena de janeiro.

Para 2010, o autor finalizará a digitação e o registro de três obras de grande porte, a estória de Jéssica e Boy, Marvin II e uma trama em estilo cômico que se passa no interior paulista; todas escritas até 2005, com mais de 200 páginas e que por motivos alheios a vontade do escritor, sofreram paralisação no processo de conclusão.

31/12/2009 - Novidades na Pesquisa sobre HÁbito da Leitura

A pesquisa, que já ouviu mais de 2000 pessoas, e prossegue nas cidades da região, agora tem mais duas perguntas, totalizando 10. Entra a profissão da pessoa e a associação do hábito da leitura com filmes nacionais ou estrangeiros na teledramaturgia. E na anotação do bairro e cidade, constará também a origem da pessoa, pois a pesquisa, desde seu início, tem comprovado que a migração cresce pelo país. Essas informações enriquecerão o trabalho de exercício da cidadania que está sendo elaborado numa apostila para futuro curso e montagem de grupos de estudo nos bairros.

31/12/2009 - Escritor Piloto na Comissão de Literatura de Jundiaí

Em votação aberta neste mês de dezembro, fui escolhido para integrar a equipe da Comissão Jundiaiense de Literatura, composta por oito pessoas incluindo presidente.

A comissão elabora atividades culturais para a cidade, como a feira do livro do escritor jundiaiense, concursos para estudantes, entre outros eventos.

A presidente da comissão é a escritora Júlia Heimann.

21/08/2009 - Novo visual!

Faltando alguns dias para o aniversário do site, decidimos mudar o visual para comemorar o primeiro ano do portal, adicionando cada vez mais artigos, notícias e resultados das pesquisas do Escritor Piloto, em breve teremos mais novidades, como comentários dos leitores no site e mais informações sobre os livros publicados. Aguardem!

22/07/2009 - 400 mini livros jÁ vendidos!

Com o recente lançamento de mais dois, agora são seis ao todo, que ofereço aos leitores e demais interessados. Apesar do preconceito de algumas pessoas em relação aos livros artesanais (minilivros), as vendas crescem devido a diversidade de assuntos e aos preços moderados.

Para quem não sabe, até acadêmicos possuem livros artesanais para venda. A cartilha da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica também possui o mesmo formato e acabamento. portanto, considero um preconceito bobo da parte de algumas pessoas. O que vale é o conteúdo.

22/07/2009 - Brindes!

Quem possui a coleção completa de meus livros, desde o Marvin, está recebendo de brinde o livro Saúde e Cidadania na ocasião da compra do romance Mata Sombria. Elaine Florêncio, Celso Parma Junior, Rogério dos Santos e Fátima Rossi já ganharam o brinde.

Os exemplares de Marvin esgotaram em 2004, mas se você começar a colecionar já os títulos dos mini livros, entrará na fila do brinde.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania