Bom dia!

HÁBITO DE POSTURA

HÁBITO DE POSTURA

 

"Um hábito pode ser definido como costume ou prática adquiridos pela repetição frequente de um mesmo ato, que, em princípio, se faz de forma consciente e, logo, inconscientemente."

 

     O ser humano é inquieto. Vive se mexendo para cá e para lá, e, concentrado nas coisas do mundo à sua volta, descuida do corpo. Não da imagem, todos se preocupam com suas roupas e reparam nas roupas do vizinho. O corpo é como a casa. Não adianta pintar (se vestir com roupas belas, de marca) se por dentro existem trincas, cupins, mofo... (no caso do corpo, estar doente e maltratado por maus hábitos).

     Sentar na postura correta não é só na entrevista para o emprego ou durante o trabalho. No banco da praça, no ônibus, no trem e inclusive dentro de casa é necessário sentar corretamente. É para sua saúde, e não para os outros verem. Quem só faz o certo na frente dos outros, não é autêntico. Ser autêntico é ser correto sempre, pois estamos fazendo para nós mesmos.

     Por que será que vemos tantos idosos reclamarem de dores na coluna? Nem sempre foi porque possuíam o mau hábito de sentar incorretamente, mas devido ao trabalho pesado. Foi uma geração que trabalhou muito, tanto dentro como fora de casa, e não havia a preocupação ou a consciência de como se agachar corretamente ou carregar coisas pesadas. Portanto, policie-se ao sentar. Coluna ereta sempre, e ao precisar se abaixar, dobre os joelhos. Tenha sempre na cabeça a coluna ereta.

     Sabia que até os dentes são deformados por maus hábitos ao dormir? É isso mesmo! Os arcos dentais também podem sofrer deformações causadas por pressões anormais de postura ao dormir (ou sentar-se), sendo mais frequente o hábito de dormir com o rosto apoiado sobre a mão, antebraço ou uso de almofadas. O tipo de má-oclusão ocasionada por esse hábito é, geralmente, unilateral e localizada no arco superior.  O peso da cabeça passa para os tecidos da região maxilar por ação da mão, do braço ou da almofada. Os dentes superiores sofrem inclinação em direção palatina, ocasionando desvios que podem levar inclusive à mordida cruzada.

     E lembre-se que a má postura ao dormir também prejudica a coluna. Claro que durante o sono, você não sabe como poderá se virar na cama. Mas antes de dormir, nada de ficar torto, curvado. Deite-se de lado e sempre mantendo a coluna reta. Verifique o colchão. Deve ser adequado ao seu peso (informe-se sobre isso quando for comprar) e colchões velhos são os maiores inimigos da coluna.

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania