Bom dia!

SAPOS E LAGARTIXAS

SAPOS E LAGARTIXAS

 

 

     Que raio de artigo é este? Por que em utilidade pública? Seria alguma receita de bruxaria?

     A cultura popular goza de liberdade, mas existem grandes equívocos nessa cultura, que por ingenuidade, ignorância ou misticismo leva o cidadão a perder qualidade de vida. Nessa falta de conhecimento, sapos e lagartixas são classificados vulgarmente como “bichos escrotos”.

     Lembremos que: as aparências enganam, vale tanto para nós humanos como para o reino animal. Nem tudo o que é feio, é mau. O sapo, que causa tanto temor devido a sua aparência e a “cuspida venenosa”, é um aliado nosso no combate a muitos insetos que nos perturbam e trazem doenças. O sapo não ataca desde que ninguém mexa com ele, e se alimenta de insetos e até pequenos roedores, como os camundongos. A lagartixa, chamada de “jacaré de parede”, é totalmente inofensiva a nós. Também se alimenta de insetos, inclusive aquele odiado por todo mundo: a barata. Onde existem lagartixas, as baratas não dominam. É inclusive relativo; se muitas lagartixas começam a aparecer num determinado lugar, é porque existem baratas escondidas.

     A escolha é sua; gastar dinheiro comprando inseticidas para matar baratas que eternamente vão surgir ou deixar que a natureza cumpra seu papel, mantendo os predadores das baratas vivos?

     Se hoje temos infestação de insetos transmissores de doenças, é porque acabamos com seus predadores naturais, os sapos e as lagartixas. Lembro que nos anos 70 ouvíamos o coaxar dos sapos em pleno centro da cidade. Hoje não vemos mais sapos, até nos arredores das cidades é difícil encontrá-los. O resultado disso é a invasão dos insetos em nossas casas e quintais.

     Conscientize-se disso e transmita aos seus filhos. Não matem sapos e lagartixas. São bichos que podem ser feios na aparência, mas não trazem doenças e não atacam. Lembro mais uma vez; o sapo só ataca se for atacado, por isso deixe-o em paz para que ele cumpra com seu papel na natureza. E estará ajudando a termos mais qualidade de vida, pois a verdadeira praga urbana são os insetos...que estão cada vez em maior número porque matamos seus predadores!

Parceiros













Eu Apoio


Juliano Gaitero


Sebo O Barato da Cultura


Aloysio Roberto Letra
Escritor e Roteirista


Rock Nacional
e Internacional



Soul, Funk, Samba
Rock e Derivados


Em Defesa do Meio
Ambiente e Cidadania